Desempenho do início do governo será analisado no evento público “100 dias depois”
Os primeiros 100 dias do governo Lula serão tema de debate com especialistas no dia 10 de abril, às 15 horas, ao vivo pelo YouTube. O Derrubando Muros, grupo apartidário e diverso que reúne mais de 100 pessoas, entre ativistas, cientistas, economistas, comunicadores, acadêmicos, empresários e políticos, considera importante analisar o desempenho do atual governo em áreas essenciais, como educação, saúde, economia, meio ambiente, entre outras, nesse início de gestão. Há grande expectativa da sociedade civil em saber como está atuando o governo para recuperar setores que regrediram no governo Bolsonaro. E discutir os planos para o futuro.
Em meados de 2022 o Derrubando Muros lançou, com dezenas de colaboradores especializados, a sua Agenda Inadiável para o Brasil. O documento não tinha a pretensão de ser uma obra pronta, mas trazia a aspiração de instigar e propor ideias inovadoras e apontar tanto urgências como medidas mais profundas e desafiadoras.
Em 10 de outubro, a Agenda Inadiável foi apresentada ao então candidato Lula, em três horas de debates. Mesmo sem apresentar, até então, um programa de governo, o candidato se comprometeu com as proposições essenciais do estudo. Foi um diálogo republicano e estimulou todos os presentes a acreditar na superação do suplício causado pelo pior governo que o Brasil já teve.
“É nosso dever confirmar se nossas expectativas prévias se realizaram, em que termos se realizaram e, também, em que áreas não se realizaram. Faremos isso ressaltando nossa isenção. Não hesitaremos em valorizar o que consideramos estar na direção certa, assim como em apontar erros e insuficiências”, afirma José Zeca Martins, coordenador do DM.
O evento, que conta com o apoio do Nexo Jornal, terá nove blocos temáticos de 12 a 15 minutos cada, apresentados por um ou dois especialistas, seguidos por um debatedor que vai sublinhar, destacar ou complementar as apresentações. Entre os participantes já confirmados estão o economista Samuel Pessôa, o empresário Horácio Lafer Piva, o professor na Columbia University Flávio Bartmann, a ambientalista Natalie Unterstell, o cientista em software e inovação Silvio Meira, a presidente executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz, entre outros.
Cada tema abordado receberá, ao final, uma indicação de aprovação, atenção ou rejeição. Dias depois, uma síntese da avaliação será apresentada publicamente a um representante do governo. O DM pretende realizar estas análises semestralmente.
Serviço
100 Dias Depois: especialistas em políticas públicas avaliam o início do governo Lula
Dia 10 de abril, às 15 horas
Ao vivo nos canais do Nexo Jornal e do Derrubando Muros, no YouTube
Programação ‘100 Dias Depois’
Abertura
Zeca Martins (Derrubando Muros) e Paula Miraglia (Nexo)
Economia
Expositor: Samuel Pessôa / Debatedor: Conrado Corsalette
Democracia x autocracia
Expositora: Marta Arretche / Debatedor: Luiz Augusto Campos
Educação
Expositores: Ricardo Henriques, Douglas Belchior e Priscila Cruz
Segurança Pública
Expositora: Joana Monteiro / Debatedor: Daniel Cerqueira
Saúde
Expositor: Miguel Lago / Debatedor: Robson Capasso
Economia Verde e Clima / Transição Energética
Expositor: Jerson Kelman / Debatedora: Natalie Unterstell
Igualdade Racial / Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade
Expositores: Hélio Santos / Debatedora: Paula Miraglia
Indústria do Futuro / Geopolítica
Expositor. Horácio Lafer / Debatedor: Flávio Bartmann
FI-digital / Inovação / Empreendedorismo
Expositor: Silvio Meira / debatedor: Fersen Lambranho
Realização
Derrubando Muros
Apoio
Nexo Jornal